casal

Psicoterapia de Casais

O que é a Psicoterapia de Casal?

A psicoterapia tem suas vertentes, uma das possibilidades de atuação, é com casais, que chamamos de Psicoterapia para casais.

O processo de psicoterapia para casais, ocorre em um ambiente propício, livre de distrações e exposições, as sessões são conduzidas por um profissional de psicologia, visando intervir de maneira ética, com sigilo, e sem juízo de valor. Desta forma, o casal conseguirá obter as respostas que o auxiliam a resolver as dificuldades enfrentadas na relação.

A psicoterapia pode ser buscada por qualquer casal, que queira melhorar a relação, não necessariamente tendo uma união oficializada por meio do casamento.

O psicólogo de forma acolhedora e sendo parcial, possibilitará ampliar a comunicação do casal de maneira saudável, visando obter reflexões acerca da relação, e valorizando o respeito do casal em relação ao posicionamento do parceiro.

Neste processo, ambos os parceiros participam direcionando a sistemática a sua interação como casal, e as dificuldades que possam estar sendo vivenciadas.

O objetivo é, fortalecer a relação do casal em qualquer fase do seu relacionamento, ou seja, no namoro, noivado e em último caso no casamento.

É importante ressaltar que para que uma relação seja funcional, não há magia no sentido de melhorar a relação, mas oferecer um espaço para que o casal venha compreender as dificuldades do casal e focar em cima das respostas esperadas.

A psicoterapia de casal vai auxiliar os parceiros a enxergar as causas de conflitos existentes na relação, e focar em mudanças individuais para adaptar-se a vida a dois.  Neste processo, há mediação, educação e muitas vezes a necessidade de conversar com cada um isoladamente, de acordo com as dificuldades encontradas nesta relação. É de suma importância o casal conhecer os pontos de vida de cada um e buscar interação e assim, modificar aquilo que não está funcionando na relação.

Podemos por exemplo, atribuir uma das causas para buscar terapia, os problemas financeiros, ou seja, como se a vida financeira fosse o iceberg do desgaste na relação, dessa forma o processo iria ser focado na resposta a essa questão. Qual a contribuição de cada um para resolver essa problemática?

Então o psicoterapeuta vai buscar auxiliar em relação a forma de como o casal vai enfrentar essa questão, sem que venham culpar um ao outro.

Motivos para procurar psicoterapia de casal

Você sabe quais são as indicações para buscar a terapia de casal?

Entre elas são:

I.             Em situações de crise substanciais, e quando há envolvimento dos filhos.

II.            Em situações tensas e quando os conflitos se repetem no relacionamento sob mesma circunstância.

III.          No caso de um dos cônjuges alterar a sua terapia individual e desencadear significativo estresse na relação conjugal.

IV.          Em caso de psicopatologia grave, ex; alcoolismo, depressão, abuso de drogas.

V.           Quando na terapia familiar ou individual do filho fica aparente que as dificuldades do menor estão relacionadas aos conflitos do casal que não foram resolvidos.

Saiba que, a terapia de casal é um processo de construção de uma nova relação recriação no qual o setting terapêutico possa ser um ambiente que transmita segurança para os envolvidos, e que possam juntos encontrar soluções e crescerem como pessoa e como casal. 

O processo psicoterapêutico, dura cerca de três a quatro meses, a função do psicoterapeuta é auxiliar o casal a descobrir o que está por traz das brigas  constantes e fúteis aparentemente que impedem que o casal tenha diálogo na relação e evitem discussões, assim o casal obterá clareza dos seus processos inconscientes que o levou a escolher um ao outro e o que gerou tanto desencontro.

A partir da consciência dos fatos há uma clareza do que está em vigor na relação. E a consciência de que em uma relação não existem culpados nem inocentes, é uma via de mão dupla, duas vidas em jogo, duas histórias, e cada um tem as suas razões.

Benefícios da Psicoterapia de Casal

A psicoterapia de casal, os auxilia a recuperar sentimentos benéficos e transformar o relacionamento, tornando-o saudável e prazeroso. Nesse processo, há muitos benefícios, bem como a comunicação do casal, que acaba por tornar claro e assertivo, até mesmo a questões voltadas a 
 

sexualidade, pois não podemos negar que a vida sexual nada mais é do que um termômetro no relacionamento.

Por não querer assumir que o relacionamento está em crise, ou por não ver o processo como sendo eficiente, pode ocorrer demora para buscar ajuda de um profissional. Mas não temos como negar que muitos casais que passaram pelo processo psicoterapêutico, perceberam mudanças de grande significado nas relações, e através desses casais há indicações para o auxílio de outros casais com quem se relacionam a auxiliar a passar por cima também das suas crises conjugais.

Então, o que esperar das sessões de Psicoterapia de Casal?

Será que realmente há eficácia na melhora no relacionamento?

Segue alguns benefícios do tratamento psicoterapêutico para casais;

  • Ajudar na questão de individuação conjugal, enfatizando os potenciais na relação para que ocorra o pleno desenvolvimento da personalidade de casa um.
  • Auxiliar no processo de resolução relacionada as questões de afetividade e dependência emocional.
  • Auxiliar a entender qual a raiz do seu problema, para buscarem as soluções com foco na problemática.
  • Buscar tonar a comunicação clara e assertiva entre o casal.
  • Descobrir quais os distúrbios presentes na relação, bem como foco na solução
  • Buscar compreender as necessidades alheias
  • Reconciliar sem demora
  • Diminuir as discussões e tornar um processo com menos desgaste
  • Superar questões relacionadas a rotina na relação.
  • Possibilitar o desenvolvimento de estratégias para manter a relação e a fortalecer
  • Eliminar a competição na relação
  • Recuperar aquilo que atraiu o outro na relação
  • Superar a infelidade ou traição, que tenha ocorrido em um momento de crise
  • Melhorar a saúde sexual
  • Buscar desenvolver habilidade para resolver problemas que assolam o relacionamento
  • Auxiliar a mudar padrões repetitivos de comportamentos que desencadeiam discórdias
  • Reestruturar os pensamentos disfuncionais e que prejudicam a relação
  • Prevenção de conflitos
  • Em caso de novos conflitos, tratá-los de forma madura e eficiente a fim de torná-lo menos desgastante
  • E, finalmente, melhorar a qualidade do relacionamento de maneira geral bem como buscar satisfação na vida conjugal

O psicoterapeuta de casal, é capaz de auxilia-los em relação a analisar  as informações que são relatadas pelos mesmos, traçando assim a personalidade individual de cada um, as suas relações familiares e sociais, e quais são os conflitos mais comuns, na maneira que se comunicam, e a forma que as suas emoções são expressas ou reprimidas em determinadas situações, e outras variáveis.

Posteriormente, após coletar todas as informações e analisar de acordo com seus conhecimentos na área da psicologia, (focando em casal), o psicoterapeuta poderá descobrir as raízes conflituosas do casal que na maioria das vezes não são aparentes e pelo fato das crises encobrirem através dos desentendimentos na relação.

Em que ocasiões a Psicoterapia de Casal é necessária?

Seja qual for o motivo que levou um dos dois, ou o casal a buscar ajuda, o objetivo vai ser o mesmo, ou seja, o profissional vai oferecer um espaço favorável para que os mesmos consigam explorar a si e a relação conjugal.

Mas,  é importante informar ao casal que o objetivo da psicoterapia  de casal, não é servir de juiz e fazer a mediação  acerca dos conflitos, mas ajudar profissionalmente no processo de reflexão, e definição dos seus ideais como casal, e a forma que idealizam o relacionamento e como seria a ideia de individuo ideal na  relação. Assim, o psicoterapeuta vai auxiliar o casal a ver como as ações e reações se enquadram e se complementam para formar o que eles consideram um agravante na relação.

Lembrando que o resultado do processo de psicoterapia dependerá de ações que produzam novos comportamentos adaptativos voltados a problemática que originou a busca de ajuda de um psicoterapeuta.

Caso tenha gostado desse post. Entre em contato e saiba como um psicólogo pode auxiliar no seu relacionamento.