Psicoterapia para adolescentes

 

Você sabia que, grande parcela da população a buscar psicoterapia é composta por adolescentes? 

Sabemos que, com a chegada da adolescência surgem novas descobertas, novos conflitos, e novas cobranças.

É nesta fase que aparecem algumas desordens psíquicas relacionadas ao fato de não se ver mais como uma criança, tão pouco como adulto. Uma vez que há alterações hormonais e a busca de uma nova identidade.

Por isso, é muito importante o processo de autoconhecimento, e a necessidade de buscar a psicoterapia para os adolescentes. Porque através do sigilo profissional, há a possibilidade do adolescente se sentir seguro para falar sobre as suas queixas de ordem emocional e comportamental que aparecem nesta fase. 

Com isso, há a necessidade de adentrar-se em um mundo em que o adolescente está vivenciando, para compreender os seus sentimentos e a forma como ele se identifica. Este processo pode ser conhecendo os seus gostos musicais, filmes, e séries para então haver ressignificados acerca do que deve ser trabalhado no processo psicoterapêutico. 

A partir daí, é oferecido a abordagem que melhor se adequa a sua necessidade para então conectar-se ao subconsciente e oferecer ferramentas que possam lidar com a problemática em questão para a construção de um novo ser, que a partir daí vai conseguir lidar de forma amena às dificuldades que tem vivenciado antes de iniciar a psicoterapia. 

Geralmente, o processo é individual mas, em alguns momentos há a necessidade da presença dos pais, pare que eles possam entender que muitas das suas atitudes e ações podem influenciar a vida dos seus filhos, e que eles também devem estar prontos a mudar os seus comportamentos, para  então ajudar no desenvolvimento dos seus filhos. Com o intuito de obter diferenças cognitivas e comportamentais de grande significado para o dia a dia de quem está à procura de tratamento, sem contar com o fato que motivou a dar esse passo em busca da terapia. 

Esse trabalho baseia-se nos relatos nas sessões e é um trabalho de mão dupla, visto que o psicólogo e o paciente estão engajados a construir um espaço que busque expressar, e analisar de forma trans

Motivos para a busca da psicoterapia para adolescentes

 

Você sabia quais os grandes motivadores que podem levar um adolescente a procurar a psicoterapia?

Em muitas famílias, há a preparação para esta fase de amadurecimento, onde não há tanta dependência na adolescência, no sentido de esperar que os pais façam as atividades que demandam responsabilidade para ele. 

Há questões que podem ser um diferencial nesta fase como exemplo; 

I.             Estrutura Familiar; cujos pais já preparam a criança em relação as responsabilidades para a adolescência e maturidade.

II.            Desenvolvimento de atividades que buscam o amadurecimento com cuidados na educação. 

III.          Estabelecimento de diálogos; explicando sobre a necessidade de limites e quais as consequências de não obter esses limites. 

IV.          Cuidados em relação ao ambiente social que o cerca.

Mas entendemos também, que há casos onde não há esse alicerce, seja devido a uma família desconstruída, cuja presença seja de apenas uma figura, no caso a mãe solo ou o pai solo. Ou que, devido à falta de convivência dos pais por motivos de força maior (no caso desse pai ou mãe trabalhar o dia inteiro e não conseguir participar da educação de seus filhos), não há como obter essa rotina saudável.

Desta forma, quando surge a adolescência é que acabamos por percebermos alguns transtornos, é certo que há inúmeras questões que devem ser tratadas na psicoterapia para adolescentes e os mais comuns são: 

⦁ Ansiedade

⦁ Depressão

⦁ Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)

⦁ Transtornos de personalidade variados

⦁ Estresse pós traumático (TEPT)

⦁ Transtorno opositor desafiador, entre outros...

 

Lembrando que, independente da educação, e dos fatores serem diversos, a psicoterapia deve ser indicada para qualquer adolescente, mas de acordo com seu desenvolvimento os transtornos geralmente estão 
 

relacionados ao seu histórico de vida.  Sendo importante os cuidados da saúde mental assim como qualquer cuidado que temos em relação a saúde física. 

 

Benefícios da Psicoterapia para adolescentes

Na fase da adolescência, constrói-se um mundo interior, onde há comparações com o que é vivenciado no mundo alheio. É comum rótulos neste período de vida, e sua introspecção é refletida na filosofia, na aparência e no intelecto uma vez que nesta fase da vida há várias teorias acerca do que lhe cerca.

Neste período, é preciso buscar orientação e acolhimento de pessoas que não fazem parte do ambiente familiar, e os educadores e os psicólogos podem ser grandes aliados dos pais, e é notório que com o auxílio de um profissional capacitado, haja um desenvolvimento mais profundo. Uma vez que, os pais necessitam de compreensão e capacitação para explicar e definir os seus próprios pensamentos aos seus filhos. 

É fato que, na adolescência, é preciso encontrar uma forma de expressão nas suas várias atividades, e tornar o ensino agradável a fim de não repetir os erros das gerações passadas. É preciso que os pais se lembrem de suas dificuldades e inquietações no passado para então ajudarem os seus filhos e serem mais compreensivos, mas também trazer respeito em relação ao seu ponto de vista para obter uma melhor percepção da realidade.

Além disso, é preciso por parte dos pais que haja abertura para entender o funcionamento desta fase, e reconhecer os seus próprios erros, a fim de evitar atitudes desnecessárias em relação aos filhos. (ex. abuso de autoridade, e exclusão de direitos). Esse comportamento aliado ao do adolescente, pode provocar grandes atritos, e é necessário saber que com o tempo as crises se dissipam e tudo se torna  mais calmo, o que não quer dizer que os pais vão deixar de atuar na orientação dos seus filhos para o desenvolvimento da personalidade desse jovem mesmo quando adulto.

Por isso, a psicoterapia para adolescentes é muito indicada, e junto a família, escola e o psicólogo é possível desenvolver habilidades sociais e de comportamentos, bem como orientação vocacional e propor limites necessários ao adolescente, o que havemos de concordar que é difícil nesta fase. 

Então em resumo concluímos que a psicoterapia traz muitos benefícios entre eles: 

⦁ Autoconhecimento

⦁ Contato com as emoções

⦁ Autocontrole

⦁ Visão das próprias habilidades

⦁ Novo sentido para a vida

⦁ Rompimento de frustrações sociais

⦁ Percepções de relacionamentos

⦁ Empoderamento

 

Estigmas em relação a psicoterapia para Adolescentes

Ainda há preconceito em relação a psicoterapia e ainda há pessoas que não procuram auxilio quando passa um período conturbado por achar que somente quem não está com a saúde psicológica saudável é que precisa de psicoterapia.

Sabia que, guardar sentimentos e angustia somente para si, é tão prejudicial quanto dividir com um profissional? 

Todavia, esse comportamento agrava qualquer sintoma de desestruturação gerando mais sintomas prejudiciais ao equilíbrio humano. 

Entenda que, procurar ajuda profissional é o melhor a se fazer, quando falamos dos problemas que nos afligem, eles tendem a ficar muito menores e tomam novos significados. 

Entenda que, a psicoterapia não é como um simples dialogo com um amigo de confiança, ela tem como proposta a mudança do sujeito, a fim de obter novos potenciais e alivio dos sintomas, Além de auxiliar na ressignificação das emoções, elaboração dos pensamentos e identificação.

Então o adolescente principalmente que está tão preocupado com as impressões do mundo externo, precisa compreender que a psicoterapia só vai lhe ajudar.  

E, ressalto que, é importante também que o adolescente não esteja sozinho, para então os pais entenderem todas essas mudanças que ocorrem na adolescência, e desta forma o psicólogo vai auxiliar os pais a compreenderem os seus filhos na sua totalidade.

Por fim, "Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta". Carl Gustav Jung. Essa frase retrata muito bem o que a psicoterapia proporciona.

Gostou desse post? Necessita de um psicoterapeuta para adolescente? Entre em contato e saiba como posso te ajudar.