Dicas para a Retirada da Fralda

26/06/2016 14:57

Quando eu inicio a retirada da fralda?

 

 

- Épocas de clima quente são mais aconselháveis para a retirada das fraldas, pois dão mais conforto e não despertam sensação de falta de proteção, que o frio poderia proporcionar, porém não é uma regra, pode ser sim, efetuada no inverso.

 

- Entre 2 a 3 anos de idade, porém cada criança tem o seu tempo e você deve respeitar isso, não é porque o coleguinha saiu das fraldas com 2 anos de 9 meses,  que seu filho, por ter a mesma idade, tenha que ser igual.

Outras formas de perceber a hora certa

1) Quando ele passar a avisar quando fizer xixi ou cocô na fralda, pedir para trocar.

2) Quando começar a mudar o comportamento ao fazer cocô, como por exemplo, para, se concentra, vai para um canto, debaixo da mesa, etc.

3) Quando o horário dele fazer cocô passar a ser  previsível, sempre na mesma hora do dia.

4) Quando já entender o significado de palavras como molhado, seco, limpo, sujo, xixi, cocô, penico, fralda, etc.

5) Quando passar a entender e atender pequenos pedidos como: guarde o brinquedo na caixa.

6) Quando passar a perceber o uso do banheiro, ficar curioso, querer dar descarga.

7) Quando conseguir ficar períodos de muitas horas com a fralda seca.

8) Quando ela já apresentar certa independência, quer fazer tudo sozinho, por roupas, por suco no copo, etc.

 

        

 

 

 

 

 

 

 

Sem Fraldas: Siga os passos

 

1)    Deixe-o escolher o penico o assento reduzido

Quando ele estiver pronto, leve-o para comprar o penico.

Deve ser um modelo que possibilite que ele apoie os pés firmemente no chão. Diga: "Esse é o seu penico, e esse é o da mamãe e do papai. Você esta crescendo e vai poder usá-lo como nós".

 

2)    Passe a ler para ele uns livrinhos e ver filminhos sobre o assunto:

Dicas:  

·                  Livro - Hora do Penico – Meninas

Autor: SIRETT , DAWN

Editora: Salamandra (infantis)

Idade: Crianças de 3 – 5 anos

Sinopse: A Hortênsia estava louca de vontade de fazer 'uma tal coisa', mas não encontrava o seu penico por nada. Enquanto isso, a bicharada toda se divertia com um objeto misterioso. Quando eles descobrem que aquele pote servia para fazer xixi e cocô, adoram a novidade e formam logo uma fila - não vão mais ter de sujar o terreiro. Resta saber se a pobre garota vai encontrar o seu penico a tempo.

 

·                  Livro - Meu Penico

Autor: Patricelli, Leslie

Editora: Panda Books

Idade: Até 3 Anos

Sinopse: Nesta obra, a autora e ilustradora Leslie Patricelli mostra aos pequenos leitores como o seu personagem enfrenta esta difícil tarefa ao observar o comportamento dos animais – de maneira divertida e sem traumas.

 

·                  Livro - Cocô no Trono

Autor: Charlat, Benoît

Editora: Companhia das Letras

Idade: até 3 anos

Sinopse:Para aqueles que estão tentando trocar a fralda pelo trono, para os pais solidários e para os todos os interessados no assunto, um livro-brinquedo, em formato grande, com páginas reforçadas, bem coloridas e com um botão que, quando acionado, detona a maravilhosa descarga.

 

·                  DVD - O Urso na Casa Azul - Crescendo e Aprendendo

Distribuidora: Walt Disney (sonopress)

Sinopse: Nestes três episódios da série, o Urso e os seus amigos vão ensinar com músicas e brincadeiras. Um deles estimula a satisfação pela conquista, outro ensina hábitos de higiene e outro fala sobre independência. Assim as crianças vão aprender e se divertir ao mesmo tempo!

3)    Deixe-o sentar no penico de fraldas

Se a criança demonstrar interesse, deixe-a sentar no penico de roupa ou de fralda, uma vez por dia, enquanto você senta na privada. Fique ao lado dela, conte uma história, converse. Se ela quiser sair permita.

 

4)    Esvazie a fralda no penico

Depois que ela fizer cocô na fralda, leve-a para esvaziá-la no penico. Se a criança se mostrar incomodada, não o faça até que se desinteresse das fezes. Caso contrário, faça isso uma ou duas vezes por dia. Lave as mãos dela, como você faz e repare se ela se mostra interessada na rotina.

 

5)    Deixe-a sem fralda

Pergunte se ela gostaria que você a ajudasse a ir ao penico. Ela pode surpreendê-lo e realmente usá-lo pela primeira vez.

 

6)    Leve-o ao penico

A criança deve ser estimulada a cada 10 a 20 min.

 

7)    Passe a utilizar calcinhas e cuecas

Se a criança parece entusiasmada com suas conquistas, ofereça calças que possa baixar sozinha e passe a usar cuecas ou calcinhas. Ela está no caminho. Saia para fazer a compra de calcinhas e cuequinhas, com a criança e escolha as temáticas de acordo com o seu gosto.

 

8)    Inicie a retirada da fralda noturna

Quando a criança passar a acordar, dias seguidos, com a fralda seca, inicie a retirada da fralda noturna. Se ela demonstrar vontade deixe-a sem fraldas à noite, mas, caso ela molhe a cama, não tenha medo de voltar atrás. Se a criança tiver confiança de que é apenas um adiamento temporário, terá a tranquilidade que precisa para continuar.

 

 

 

 

 

Importante

1)    Muitas vezes os pais, por trabalharem o dia todo e não conviverem ao lado da criança, durante a semana acabam não sabendo como é a rotina dela na escola e uma boa dica seria pedir e trocar informações com os educadores ou possíveis cuidadores, tentando chegar o mais próximo possível de uma rotina parecida.

 

2)    Tenha paciência e persistência. Não tenha pressa o processo varia em torno de 6 meses.

3)    Siga um padrão, ou seja, optou pelo desfralde, não mude de ideia, só quando, pelo bom sendo, for viajar ou fazer um longo percurso.

4)    Passe confiança e acredite que uma hora eles vão conseguir.

5)    Dê tchau para o xixi/coco e faça festa quando fizer no penico/vaso, bata palmas, dê parabéns, etc.

6)    Quando acontecer um “acidente": limpe com o papel higiênico e coloque "no lugar certo que ele deveria ter feito e o local certo de se fazer isso (penico ou vaso sanitário)”.

7)    A criança jamais deve ser punido ou castigado quando fracassa. O fato deve ser apenas ignorado.

8)    Trabalhe sempre em conjunto com a escola.